Semana Zen recebe hoje o astrólogo Waldemar Falcão

Programação começa às 7h; Waldemar Falcão conversa com participantes às 21h15 pelo Zoom


Mônica Kikuti


A programação de hoje, dia 25, da Semana Zen é bastante eclética. A partir das 7h, além das aulas de diversas modalidades de yoga, o dia de hoje terá palestras sobre yoga e sustentabilidade, além de astrologia com o renomado astrólogo Waldemar Falcão. Autor de quatro livros sobre astrologia e espiritualidade, Waldemar Falcão falará na Semana Zen às 21h15, fechando a programação desta sexta-feira.


As atividades acontecem por meio da plataforma Zoom. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no link: www.riservazen.com/semanazen


Promovida pela Escola Riserva Zen Yoga Life, a Semana Zen teve início na segunda, dia 21, e prossegue até domingo, 27, com uma aula de yoga aberta ao público na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.



VEJA O QUE ROLOU ONTEM


Além de uma extensa programação de aulas, a Semana Zen contou ontem com as palestras “Meditação da Lua”, com Luciana Portella, “Energia Feminina na Expressão Corporal”, com Karina Hmeljevski e “Ayurveda nos Tempos Modernos”, com Vanessa Mayer.


Presente desde a primeira edição da Semana Zen, Luciana Portella é professora de yoga e Moon Mother; termo e curso de formação criados pela terapeuta espiritual britânica Miranda Gray.


A Moon Mother é aquela que, sentindo um chamado do coração, vai ajudar outras mulheres a despertarem para sua feminilidade autêntica, curando-se e fortalecendo-se. É quem atua como facilitadora da chamada Bênção Mundial do Útero.


Em sua palestra, Luciana explicou que cada uma das cinco luas atuais trabalha um arquétipo feminino: em fevereiro, o arquétipo foi da Feiticeira; em maio da Anciã; em agosto será a Donzela; em outubro, a Mãe; e dezembro, as Irmãs, com a Bênção das Irmãs.


As características de cada arquétipo vão influenciando a vida de uma mulher. Ela vai ‘dançando’ com esses arquétipos nos seus 28 dias de seu ciclo menstrual. A lua cheia, que às 15h estará no ápice em Capricórnio, traz luz, expansão, abundância”, explicou Luciana, antes de iniciar a meditação da lua com as participantes.




Já na parte da tarde, a professora Karina Hmeljevski falou sobre “Energia Feminina na Expressão Corporal”. Baseou-se em sua explanação na ideia do yin e yang presentes no Taoísmo, com as polaridades opostas que se complementam.


Conforme Karina, o yin é mais relacionado ao feminino, tendo referência elementos como Terra (Shakti), lua, quietude, frio, contração, matéria, inconsciente e emoção (Eros). Já o yang é mais relacionado ao masculino, tendo referência elementos como céu (Shiva), sol, movimento, calor, expansão, energia, consciente e razão (logos).


“Dentro do yin há o yang e vice-versa. Mesmo quando estamos na prática yang, como a dança ou Hatha Yoga, temos que nos conectar com o lado yin. A respiração é a ferramenta para fazer esta conexão. Ela nos traz para o momento presente e acalma nossa mente”, explicou ela, ao mesmo tempo em que fazia ásanas.

Dando sequência às palestras, a professora Vanessa Mayer discorreu sobre medicina ayurvédica, um dos sistemas de saúde mais antigos do mundo.


Do sânscrito, Ayur significa vida e Veda, Ciência. Portanto, Ayurveda é a Ciência da Vida. Segundo Vanessa, para a ayurveda, a saúde é um bem estar físico, mental e emocional, não meramente, a ausência de doença.


“A ayurveda tem como objetivo principal a prevenção de doenças e este é o grande conhecimento para a vida moderna”, disse a professora.

Para trazer a ayurveda para a vida moderna são necessários, entre outras coisas, a auto-observação, o autoconhecimento, a adoção de uma alimentação adequada (levando em consideração as estações do ano e também a fome e digestão), além de disciplina com propósito.


“A auto-observação é algo muito importante. Precisamos dar descanso para nossos órgãos de sentidos como os olhos, por exemplo. Nesses tempos que ficamos muito tempo no computador, no celular, exigimos muito deles. Poder fechá-los por alguns momentos, tomar um pouco de sol, faz bem e é necessário”, expôs a professora.




DOE 1KG DE ALIMENTO


Quem está no Rio de Janeiro pode doar 1kg de alimento não perecível na Praia da Barra da Tijuca, aos domingos, no posto de arrecadação permanente da Escola Riserva Zen. A doação será revertida a uma entidade beneficente.


Pessoas de outros Estados ou cidades podem escolher uma entidade para doações. O mais importante é DOAR e TRANSFORMAR PARA O BEM!





ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA, DIA 25


07:00 - 08:00 Aula de Rocket Yoga com Tiago Peixoto


08:00 - 09:00 Aula de Vinyasa Flow com Juliana Leite


09:30 - 10:30 (a confirmar)


11:00 - 12:00 Aula de Hatha Flow com Mariana dos Santos


12:30 - 13:30 Aula de Vinyasa com Fernanda Coelho


14:00 - 15:00 (a confirmar)


15:00 - 16:00 Aula de Pavana Muktasana com Helena Bhagavati


15:30 - 16:30 (a confirmar)


17:30 - 18:30 Palestra com Aline Doria


18:00 - 19:00 Aula de Hatha Flow com Mônica Costa


18:45 - 19:45 (a confirmar)


20:00 - 21:00 Palestra Yoga e Sustentabilidade com Nayane Alves


21:15 - 22:15 Palestra Astrologia com Waldemar Falcão






Programação completa no www.riservazen.com/semanazenatividades