Psicologia e Yoga

O Yoga coloca um pouco de presente na personalidade de cada pessoa que o pratica.


Por Myvrian Braga


A mente do homem evoluiu do tempo das cavernas, passou a viver em sociedade e chegou ao momento atual, caracterizado pelo excesso de estímulos externos e, ainda, pandemia e isolamento social. A pandemia de Covid-19 despertou doenças relacionadas à mente, que viviam camufladas pela agitação da vida moderna.


Sandro Neves, psicólogo pela UFRJ e pesquisador nas áreas de meditação, yoga, mindfulness (atenção plena) e neurociência, explica sobre uma correlação entre a psicologia, a ciência que estuda a mente, e o yoga, já que “o objetivo do yoga é mostrar o que é a mente, mostrar como ela funciona e nos capacitar a utilizá-la”.


Mais do que benefícios físicos e fisiológicos, o yoga traz benefícios psicológicos e, também, para a anatomia cerebral, com a finalidade de mudar um padrão de funcionamento baseado apenas no pensamento, que ocasiona uma mente agitada.


"O Yoga e a atenção plena oferecem ao praticante um padrão voltado para o presente, que diminui o fluxo de pensamentos e nos faz ficar atentos ao aqui e agora, esclarece Sandro.


Você já ouviu essa expressão “aqui e agora” em alguma aula de Yoga ou meditação?


Pois é... O pesquisador tenta nos explicar que as mudanças no fluxo de pensamentos, de agitado entre passado e futuro para o momento presente, tem repercussão direta na nossa personalidade e na nossa identidade, acontecendo transformações profundas no praticante de Yoga e meditação.




Cada ser tem um Universo dentro de si e, para acessá-lo, as pesquisas mostram que o Yoga é uma pratica que vai além das posturas físicas e da flexibilidade. O Yoga coloca um pouco de presente na personalidade de cada pessoa que o pratica, permitindo o encontro da sua identidade e despertando suas virtudes e seus valores.



[]



____________

Sandro Neves ministrou a Palestra Psicologia do Yoga (seg, 21), na Semana Zen, que é um evento online desde 2020 e tem a finalidade de levar os benefícios da prática psicofísica do Yoga em comemoração ao Dia Internacional do Yoga em 21 de Junho.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo