6 óleos essenciais para Aromatizar o corpo e a alma

Cada vez mais, as pessoas têm procurado na natureza soluções para os mais diversos problemas de suas vidas


Por Stella Valverde


Um aroma leve preenche o ambiente da sua casa, acalma a alma e cura o corpo. A aromaterapia, técnica que utiliza os aromas liberados por óleos essenciais para fins terapêuticos, confere desde bem-estar ao alívio de uma dor de cabeça ou cura de feridas de acne. Os efeitos são diversos e dependem da planta usada em cada óleo.


Para saber como usar e se beneficiar de cada óleo essencial, é possível procurar um aromaterapeuta ou pesquisar sobre os usos dos óleos. Assim, você identifica as fragrâncias que mais te agradam e que se encaixam com os seus objetivos. Dentre os óleos essenciais mais e menos conhecidos, selecionamos seis opções imperdíveis de aromas para você deixar entrar na sua vida.


A dispersão de aromas através de difusores de ambientes, por exemplo, está entre os usos mais comuns da aromaterapia, mas também é possível aplicar algumas gotas nos cantos dos cômodos ou usar difusores individuais como colares e pins. A pele também pode se beneficiar das maravilhas dos efeitos dos óleos essenciais. Mas tenha atenção: não aplique diretamente na pele. O ideal é pingar algumas gotas do óleo em cremes, desodorantes corporais ou nos chamados óleos fixos — óleo de girassol, de sementes de uva, de amêndoas. Se optar pelos cremes, você também pode aproveitar para usá-los em uma massagem. Depois que o creme com óleo essencial for aplicado na pele, evite exposição ao sol para prevenir irritações cutâneas.


“Cada vez mais, as pessoas têm procurado na natureza soluções para os mais diversos problemas de suas vidas. Os óleos essenciais sozinhos ou em combinação são uma quase inesgotável fonte de bem-estar e terapia encontradas na natureza. A importância dos óleos essenciais cresceu de tal maneira que hoje estão mais presentes na cosmetologia e até mesmo em receitas naturais para limpeza doméstica, como a adição de casca de cítricos em materiais de limpeza, sejam eles naturais ou não”, avalia a pesquisadora de Produtos Naturais na Fiocruz e doutora em Química Simone Valverde.



A especialista nos ajudou a destacar os benefícios dos óleos essenciais para o bem-estar emocional e físico. Veja o que esses seis óleos essenciais podem fazer por você:



Lavanda


Queridinha da aromaterapia, a lavanda é um óleo essencial clássico e tem efeito ansiolítico e calmante, além de aliviar o estresse e as dores de cabeça. Costuma ser usada nos ambientes, em difusores e pins.



Melaleuca (Tea Tree)


Aliado da skincare, o óleo essencial de melaleuca tem efeito anti-inflamatório e pode ser usado no tratamento da pele acneica. Basta aplicar algumas gotas em um creme que faça parte da sua rotina e aplicá-lo na pele.



Alecrim


Coringa dos óleos essenciais, o alecrim é energizante e promove bem-estar, mas também é usado para estimular a concentração e a memória, além de combater dores musculares e de cabeça. É ideal para ser usado em difusores de ambiente e colares difusores.



Hortelã pimenta


O óleo essencial de hortelã pimenta melhora a concentração e o estado de alerta. Reduz a compulsão alimentar, combate resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite. Alivia dores musculares, age como anti-inflamatório para a pele, combate a acne e infecções bacterianas. Também é indicado para pessoas com depressão.



Bergamota


Chamado de aroma da felicidade, o óleo essencial de bergamota melhora a qualidade do sono, alivia insônia, ansiedade e questões emocionais como medo, mágoa, frustrações, rejeições, timidez, além de estimular a espontaneidade e a confiança. Também pode ser usado em infecções de pele, como acne, psoríase e furúnculos, infecções do trato urinário e cistite. Funciona como repelente de insetos e desodorante corporal. Também é indicado para tratar compulsão alimentar, anorexia nervosa e aliviar sintomas da depressão.



Vetiver


Energizante, estimula a concentração, a atenção e o foco, além de combater a ansiedade. Impulsiona o sistema imunológico, combate dores articulares e age como adjuvante nos tratamentos de problemas circulatórios de membros inferiores. Agente antisséptico, o óleo essencial de vetiver ajuda no tratamento de manchas escuras e no ressecamento da pele.




[]

19 visualizações0 comentário