12 benefícios do kombucha

Conheça essa vantajosa bebida milenar que tem conquistado paladares e entrado na rotina dos brasileiros

Por Adma Cozac


O kombucha é uma bebida milenar de origem chinesa. Feita à base de chá, açúcar e uma cultura viva conhecida como Scoby, sigla em inglês para Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras, responsável pela fermentação da bebida. Por meio do processo metabólico ocorre a transformação da cafeína e do açúcar em probióticos, auxiliando na manutenção e bem estar do organismo.

Atualmente, a bebida vive seu momento de “estrela” e se tornou a queridinha das paradas. No Brasil o mercado da bebida é recente, o kombucha passou a ser produzido industrialmente a partir de 2016. Ingredientes como gengibre, uva, morango, limão e outras frutas, vêm trazendo um novo sabor para a bebida e atraindo ainda mais consumidores.

Dados da Associação Brasileira de Kombucha (ABKOM), apontam que a produção da bebida aumentou cerca de 50% entre 2018 e 2019, no País. A associação conta com mais de 30 produtores no Brasil e já faturou mais de R$ 18 milhões.


Apesar do boom, esse tipo de chá fermentado é consumido há milhares de anos. Sua origem se mistura com diversos contos e lendas do oriente. A bebida é originária da região nordeste da China, desde 220 a.C, e chegou Leste Europeu por meio das rotas de comércio, em função de suas propriedades "mágicas".

Levemente adocicada, ácida, frisante e semelhante a uma cidra não alcoólica, o kombucha já foi tema de diversas pesquisas, que atestaram os inúmeros benefícios do seu consumo para a saúde.





BENEFÍCIOS

1. Auxilio no tratamento contra a gastrite, por atuar eliminando a bactéria H. pylori, umas das grandes causas da doença.


2. Prevenção de infecções intestinais, por combater outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino.


3. Diurético e desintoxicante: por se ligar a moléculas tóxicas no organismo e estimular sua eliminação. Trás alívio e previne problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras nos rins, por desintoxicar o organismo.


4. Melhora no funcionamento do intestino, por equilibrar a flora intestinal e ter ação laxante.


5. Equilíbrio do pH do sangue o que deixa o corpo naturalmente mais forte para prevenir e curar doenças.


6. Redução do estresse e combate a insônia, sendo uma boa opção para períodos de maior stress ou provas.


7. Melhora no funcionamento do fígado, sendo uma boa opção para depois de tomar antibióticos.


8. Prevenção de doenças como diabetes e câncer porque melhora o funcionamento de todo corpo.


9. Normalização da pressão arterial.


10. Diminuição dos sintomas da menopausa.


11. Prevenção de infecções urinárias por ser uma boa fonte de líquidos, que irá produzir mais urina.


12. Entende-se também que o ácido acético produzido na fermentação e os polifenois dos chás utilizados contribuem para matar as bactérias ruins e causadoras de infecções. Fortalecendo o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes e atuar no organismo.

*Fonte: Associação Brasileira de Kombucha (ABKOM)

@abkomoficial



[]

14 visualizações0 comentário